Questões da UEFS Resolvidas
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
1 UEFS 97.1) - Os pontos A(-1,4) e B(3,6) determinam um dos diâmetros da circunferência de equação
1) x2 + y2 + 2x - 10y + 16 = 0
2) x2 + y2 + 2x + 10y + 21 = 0
3) x2 + y2 - 2x + 10y - 16 = 0
4) x2 + y2 - 2x - 10y + 21 = 0
5) x2 + y2 + 2x + 10y + 16 = 0SOLUÇÃO:
Sendo AB um diâmetro, podemos concluir que a metade da distancia entre os pontos A e B é o raio R da circunferência e o ponto médio do segmento AB é o centro. Logo:O ponto médio C do segmento AB como já sabemos, será a média aritmética das coordenadas de A e B. Então: C(1,5).
A equação reduzida da circunferência será: (x - 1)2 + (y - 5)2 = 5. Desenvolvendo as potências indicadas fica: x2 -2x + 1 + y2 -10y + 25 = 5 \ x2+y2 -2x -10y + 21 = 0 é a equação procurada, e portanto a alternativa correta é a de número (4).
Revise Geometria Analítica.2 UEFS 97.1 O valor de:
é:1) 1 i
2) 1 + i
3) i
4) 1 i
5) 1 + iSOLUÇÃO:
Observe atentamente a expressão e não será difícil perceber que:
- 2 i = - (2 + i) e 3 i = - (i 3)Logo, substituindo vem:
Simplificando o numerador e denominador da expressão acima vem:Z = (-5 + 5i) / 5 = -1 + i o que nos leva a dizer que a alternativa correta é a de número (2).
Lembretes para entender a solução acima:
1) Para dividir dois números complexos basta multiplicar o numerador pelo conjugado do denominador.
2) O conjugado de z = a+bi é w = a bi.
3) Toda potência de expoente par é positiva; daí é que [-(i-3)]42 = (i-3)42 e,
analogamente [-(2+i)]52 = (2+i)52.
4) Como i2 = - 1 (i = unidade imaginária), é óbvio que i2 = -(-1) = +1.
Revise Números Complexos.3 UEFS 97.1 O valor de x real, tal que log3(4x+7) = 5, é:
1) 5
2) 28
3) 59
4) 118
5) 236SOLUÇÃO:
Sabemos da definição de logaritmo que:
Se logaN = x , então teremos necessariamente que ax = N.
Logo, no problema dado podemos escrever:
35 = 4x+7 Þ 243 = 4x+7 Þ 243 7 = 4x.
Portanto 236 = 4x de onde conclui-se que x = 236/4 = 59.
Logo, a alternativa correta é a de número (3).
Revise Logaritmos.4 UEFS 97.1 Numa P. A. em que o décimo termo é 83 e a razão é (-2), o terceiro termo é:
1) 79
2) 87
3) 91
4) 97
5) 101SOLUÇÃO:
A fórmula generalizada do termo geral de uma progressão aritmética é dada por aj = ak + (j-k).r , onde aj = termo de ordem j ou j-ésimo termo da P.A. e ak = termo de ordem k ou k-ésimo termo da P.A.
Poderemos escrever então, com relação à questão dada:
a10 = a3 + (10-3).(-2) onde (-2) é a razão da P.A.
Substituindo os valores conhecidos, vem:
83 = a3 +7(-2) Þ 83 = a3 14 Þ a3 = 83+14 = 97, que é o terceiro termo procurado.
Portanto, alternativa de número (4).
Revise Progressões.5 UEFS 96.1 A expressão simplificada de
é:
1) (1/2).tgx
2) 1/2
3) tgx
4) 1
5) 2.tgxSOLUÇÃO:
A melhor maneira de resolver este problema e a mais rápida é multiplicar numerador e denominador por 2, pois com isto aparecerá no numerador o cosseno do arco duplo, senão vejamos:
Portanto, a alternativa correta é a de número (2).
Lembretes para entender a solução:1) São válidas as seguintes fórmulas para o cosseno do dobro de um arco:
cos2x = cos2x sen2x (Equação 1)
cos2x = 2cos2x 1 (Equação 2)
A Equação 2 é obtida da Equação1, substituindo sen2x por 1 cos2x , já que pela relação fundamental da Trigonometria sabemos que sen2x + cos2x = 1.
Revise Trigonometria.6 UEFS 95.1 O valor real de x que torna a afirmação
verdadeira é:
1) 1
2) 3
3) 6
4) 8
5) 9SOLUÇÃO:
Observando atentamente o primeiro membro da equação, concluímos que podemos colocar x3 em evidencia, de onde resulta:
x3 (1 + 1/2 + 1/4 + ... + 1/2n-1 + ... ) = 54Ora, a soma entre parênteses representa a soma dos termos de uma Progressão Geométrica ilimitada e decrescente, de razão q=1/2 e primeiro termo a1 = 1.
A fórmula da soma dos infinitos termos de uma P.G. decrescente ilimitada de primeiro termo a1 e razão q é dada por:
Substituindo os valores conhecidos, vem:
S¥ = 1/(1-1/2) = 1/(1/2) = 1x(2/1) = 2
Teremos então, substituindo a soma entre parênteses pelo seu valor igual a 2:
x3 . 2 = 54 Þ x3 = 54/2 = 27 = 33 Þ x3 = 33 Þ x = 3. Portanto a alternativa correta é a de número (2).7 UEFS 94.1 Quantas são as maneiras que um professor pode escolher um ou mais estudantes de um grupo de seis estudantes?
1) 72
2) 70
3) 65
4) 64
5) 63SOLUÇÃO:
Observe que a expressão "escolher um ou mais estudantes" equivale a "escolher 1 ou escolher 2 ou escolher 3 ou escolher 4 ou escolher 5 ou escolher 6 estudantes(todos).
Trata-se evidentemente de um problema de Análise Combinatória, mas neste caso poderemos utilizar um raciocínio direto da seguinte forma:
Como o enunciado diz que serão escolhidos 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 estudantes de um grupo de 6, percebemos que em realidade, queremos determinar o número de subconjuntos de um conjunto de 6 elementos, excetuando-se o conjunto vazio(correspondente a um grupo com zero estudantes!).
Sabemos que se um conjunto possui n elementos então ele possui 2n subconjuntos.
Logo, em um conjunto de 6 elementos teremos 26 = 64 subconjuntos (incluindo o conjunto vazio), pois sabemos que o conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto). Mas, neste caso, teremos que subtrair o conjunto vazio (sem estudantes) e resulta: 64 1 = 63, que é a resposta do problema. Logo, alternativa (E).Paulo Marques, Feira de Santana - BA - arquivo revisado em 08/09/2001.